Monday, June 05, 2006

SEMPRE ACTUAL - AMBIENTE


Estejamos a comemorar o Dia Mundial do Ambiente ou em qualquer outro dos 365/6 dias do ano - de qualquer ano - a luta por um Ambiente saudável é uma luta para toda a Vida!
---
(Foi através do nosso comum amigo Zé Oliveira - permitam-me que assim os considere já que só nos conhecemos virtualmente; mas já deu para perceber que conseguimos uma sintonia perfeita - que se iniciou esta colaboração desinteressada neste disperso, às vezes algo dispersivo, "dispersamente", com muita alegria da minha parte e, espero, dos potenciais leitores deste blogue. Assim sendo, penso que é de toda a justiça realçar os aspectos biográficos do F´Santos, que a seguir se transcrevem:):
F´Santos, aliás António Ferreira dos Santos, nasceu em Cucujães (Oliveira de Azeméis) em 1948. Licenciado em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, publicou os seus primeiros cartoons em A Voz Portucalense quando tinha 20 anos, após o que se seguiu uma vasta lista de jornais: O Regional de S. João da Madeira, A Razão, o Público, Diário de Notícias, Jornal de Notícias, Jornal das Beiras, O Jogo, Fiel Inimigo, Trevim, O Comércio A Peneira (Galiza).
O Instituto Nacional do Ambiente publicou dois conjuntos de gravuras de sua autoria: Mupivisões e Urbanovisões. São dois trabalhos interessantes onde a sua formação académica consolidada na prática profissional se conciliam excelentemente com a sua condição de humorista gráfico.
Publicou há anos o livro Dedo na F'rida e está a preparar outro, tendo também feito sucesso os seus postais ilustrados Os Mijões.
Já foi galardoado com vários prémios: em 1989 no Salão Nacional de Caricatura, em 1996 com o Prémio Nacional BD de Imprensa, em 1998 em Tenerife (Espanha).
Tem um vasto conjunto de participações em Salões: Irão, Croácia, Rússia, Eslováquia, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Turquia, Japão, etc.
Ultimamente, é o mais regular colaborador do Buraco da Fechadura.
// posted by Zé Oliveira @ 5/30/2006 10:51:00 PM

2 comments:

Carlos Ponte said...

Tem toda a razão amigo António. Concordo inteiramente consigo. Só não sei se não estaremos já a perder a guerra. Esperemos que seja apenas uma batalha.
Um abraço.

asn said...

Caro Carlos

Apanhou-me com a boca na botija.
Estou a tentar colocar uma imagem e não está a entrar.
Tenho andado com alguns problemas com o Blogger, não sei se a falha é minha.
Um abraço