A foto acima foi tirada exactamente neste momento, 19 horas. Tal como a objectiva a captou. Digamos que se trata de um post em real-time. Estou na varanda dum bungalow, fim de tarde, dia relativamente quente para o tempo que temos sentido no nosso país, muito agradável direi mesmo. Estamos há uns dias (poucos) neste empreendimnto turístico em Castanheira de Pera. Está implantado numa área de cerca de 8 a 9 km2 na Ribeira de Pera, na zona de lagoa, muito bem concebida e tratada. A temperatura da água tem estado excelente, apesar de custar um bocadinho entrar. Tem três zonas distintas: piscina circular com uma ilha artificial muito bonita e com belíssimas sombras de palmeiras esplendorosas; piscina de ondas (trabalho bem feito sem dúvida); zona de lagoa/água corrente/represa com excelentes condições para navegação de pequenas embarcações de recreio.
Temos que convir que este investimento, no interior deste Portugal dito profundo, que também é magicamente natural, integrado numa localidade extremamente singular, intimamente ligada a Bissaya Barreto, jardins com árvores duma beleza sem par, muitas centenárias. O Jardim Bissaya Barreto foi construído no final dos anos 30 do século passado e é consderado um dos mais belos jardins do nosso país.
Em próximos posts voltarei a falar dste assunto. Há muito a contar.
Muita informação também se encontra em http://www.cm-castanheiradepera.pt/
- - O que é que se passa?!...
Já depois de ter deixado Castanheira de Pera, dei com o artigo abaixo transcrito, retirado do site da RTP . Não conhecia esta localidade (vila), parece impossível. Tive oportunidade de passear algumas vezes entre a zona da "Praia"/zona da bomba de gasolina e "lá em cima, na vila". Apreciei, agradado, o jardim Bissaya Barreto, a creche instalada na mesma área, o centro de apoio a Idosos, até que se chega ao largo da Câmara Municipal, com frondosas e robustas tílias. Muito estranharei que o problema agora noticiado se possa transformar numa questão insanável!
"Castanheira de Pera pretende que Fundação Bissaya Barreto mantenha Casa da Criança
A Assembleia Municipal (AM) de Castanheira de Pera aprovou segunda-feira, por unanimidade, uma moção que apela ao diálogo entre a autarquia e a Fundação Bissaya (FBB) Barreto, que decidiu encerrar este ano a Casa da Criança no concelho.
Em declarações à agência Lusa, a presidente da AM da Castanheira de Pera, Maria da Conceição Soares, confirmou que o documento aprovado apela ao entendimento entre as partes.
"É de todo o interesse para o concelho que a fundação se mantenha, desempenhando as suas funções", adiantou a autarca.
A FBB decidiu encerrar este ano a Casa da Criança de Castanheira de Pera, que acolhe 45 crianças do concelho onde nasceu Bissaya-Barreto, professor de Medicina e patrono da instituição.
A instituição pretendia proceder à "reconstrução completa" da Casa da Criança Rainha D. Leonor, que funciona há cerca de 50 anos naquela vila do distrito de Leiria, ampliando o edifício para que também as crianças do ensino pré-escolar oficial "pudessem ser apoiadas em modernas, seguras e confortáveis instalações".
A fundação, com sede em Coimbra, garantiu que "faria a obra sem qualquer encargo para o município de Castanheira de Pera", mas a câmara recusou a proposta em Março último.
Numa carta dirigida aos pais, a que agência Lusa teve acesso, a FBB denuncia que Câmara Municipal recusou a sua colaboração, revelando que "irá construir um edifício novo e de maiores dimensões para o pré-escolar oficial".
A presidente da AM disse esta noite à Lusa que a autarquia mantém o propósito de "fazer um jardim-de-infância, uma obra planeada há muito tempo", embora deseje que a FBB continue a desempenhar as suas funções no concelho.
Sem adiantar pormenores, o presidente da Câmara Municipal, Fernando Lopes, disse à agência Lusa que a moção aprovada "é um documento extenso que expressa a nossa vontade de dialogar com a FBB".
A Casa da Criança Rainha D. Leonor desenvolve a sua actividade na Castanheira de Pera desde 1939, integrando actualmente as valências de creche e jardim-de-infância.
© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A." (19/6/2007)
11 comments:
Bela imagem.
Abraços querido António.
Pedro
Quanto tempo! Ando muito triste com o que está acontecendo por aqui... Além de tudo que penamos pela incompetência administrativa, mais esse acidente aéreo. Matou 200 pessoas vindas da terra onde nasci. O País sofre, de norte a sul.
Um beijo aqui do Brasil
Conheço o local: é excelente!
Já la estive e devo dizer que é um sítio muito agradável.
Para a próxima vou ao banho.
Um abraço.
Amigo António,
Você tem uma máquina soberba que sabe aproveitarcom mestria.
Parabéns pela curta mas esclarecedora informação sobre as infra-estruturas turísticas de Castanheira de Pera.
Bela promoção.
Desejo-lhe a continuação de um bom fim de semana.
O lugar é lindo mas o fotógrafo esmerou-se. Parabéns... Deixo o desejo de uma boa semana , deixo um abraço, Ell
Meu caro António
A outra senhora dizia que não havia coincidências, mas, na minha opinião, ela está redondamente enganada. Basta ver que na sexta feira passada, um amigo que para além de se chamar Mota é um motoqueiro inveterado, e também andou por esses sítios, me deu a conhecer esse sítio através de fotografias, dizendo maravilhas dessa beleza.
Um abraço e continuação de boas férias (se for o caso)
Felizmente no interior do nosso querdo Portugal, ainda vao acontecendo investimentos de qualidade como essa praia em Castanheira de Pera e, como o Museu do Pao em Seia que adorei visitar e aconselho, por exemplo.
Um abraco do Al d'Algodres.
Caríssimos amigos
Tenho andado um tanto arredio deste meu blogue. Com muita pena minha, tenho que o dizer.
Mas ser-se TOC em período de férias deve ser o maior calvário que se imaginar se possa!...
...
Nem vos digo mais nada...
Fui 5 dias de férias na última semana de Julho e os problemas com que me tenho debatido nestes dois últimos dias de Julho são impressionantes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Então não podemos tirar uns diazitos de férias para descansar a cachimónia????????????????
Querido amigo, estivemos de férias relativamente perto.
Beijos.
Esperamos que regresse a Castanheira. Gostamos de receber as pessoas que admiram a nossa terra!Seja muito bem vindo!
Post a Comment