Tuesday, December 16, 2008

MILHARES DE MILHÕES ou Milhões de milhões?


Nos meus tempos de adolescente, gostava imenso de ler os livros de Emílio Salgari e as suas histórias rocambolescas de piratas, tesouros e tempestades inauditas que se abatiam sobre os barcos que navegavam nos mares das Caraíbas.
Ingredientes indispensáveis eram o papagaio, o macaco, o pirata que tinha um olho de vidro tapado por uma pala, perna de pau e uma mão amputada substituída por um gancho. Obrigatoriamente tinha que existir o herói, que, muitas vezes, era pirata mas que, ou combatia os piratas com cara de malvado ou atacava as naus dos Espanhóis, Ingleses, Holandeses e até Portugueses, carregados de metais preciosos, moedas ou especiarias. As batalhas navais eram descritas com todo o pormenor. No fragor dos tiros de canhão e do tinir das espadas e punhais, era infalível o grito de espanto ou de raiva: “com mil milhões de macacos”!
-
Quase cinquenta anos passados, essas histórias rocambolescas de pirataria, agora de cariz financeiro e económico, repetem-se por todo o Planeta. No mar, no éter, no ar, em terra, em todo o lado. As manobras navais e manifestações de coragem e força física estão a ser substituídas pela ganância do poder e do dinheiro, muito dinheiro, tanto que até é difícil escrever os correspondentes algarismos. Os barcos à vela actuais são os dígitos, que se propagam instantaneamente, aparecem e desaparecem dos écrans dos computadores e dos sistemas informáticos, à velocidade da luz.
Enquanto que nesses romanescos tempos dos livros de Salgari, as riquezas se tocavam, se via o brilho do ouro, da prata, joalharias e das moedas, na actualidade esotérica que vivemos, a Riqueza produzida pelas modernas estratégias económico-financeiras é muito mais virtual que real. E esse é que é o grande problema da crise global em que a vida do homem está a mergulhar profundamente.
-
Para ajudar à “festarola” que por aí vai, só faltava mais este “chico-esperto” americano, de nome "Madoff” e o seu “invisível” esquema financeiro em pirâmide, que nem se sabe ainda que prejuízos vai causar a muito boa gente. Mas que irão atingir proporções astronómicas parece que já não há dúvidas! Fala-se em 37 mil milhões de Euros, temendo-se que venha a ser superior. Claro, está a afectar os investidores especuladores em fundos de investimento que, teoricamente, renderiam “ad eternun” taxas impensáveis! E aqui também estão Bancos portugueses!
Então e ninguém achou a galinha gorda de mais?
Com mil milhões de macacos!... Onde é que esta bola de neve vai parar?

Posted by Picasa

No comments: