Tuesday, March 21, 2006

DIA Mundial da POESIA

Está-se a comemorar o Dia Mundial da Poesia.
O meu neto frequenta a Escola Básica EB1 em Leiria e entregou para a Biblioteca um livro da colecção "25 Poemas" da Editora Folheto em que a autora é a sua própria avó, Zaida.
O livro tem o título "Pedaços de Mim". Pode-se ver a capa em http://leiria.no.sapo.pt
Hoje, logo pela manhã, uma professora daquela Escola telefonou à Zaida a convidá-la a estar presente numa aula para partilhar com os alunos a sua Poesia e conversar com eles sobre este estilo de escrever. Segundo me informaram a sessão foi muito animada, escreveu-se um poema, os miúdos quiseram autógrafos, beijinhos e abraços. Até ficaram todos a ser netos da autora, de tal modo que o próprio neto, o Gui, acabou por perguntar, irónico, se ele também continuava a sê-lo ou não.
Que melhor forma de fazer e partilhar Poesia se pode exigir?
Parece que a EB1 vai publicar brevemente um livro e que esta sessão vai nele ser referenciada.
Vou tentar saber mais pormenores sobre este livro.
Entretanto, sabem que os alunos e professores da EB1 publicam um jornalzinho da Escola, com os seus próprios meios?
Na última edição, Dezembro passado, do tal dito jornalzinho da EB1, "A Magia dos Lápis", a Lídia Pereira, parece que do 4º ano, escreveu um texto, como outros seus colegas, também o fizeram, abordando temas os mais diversos, como que a brincar com as palavras.
Dada a sugestão do título do seu texto, qual poema à Natureza, e que hoje, coincidentemente, também é o dia da Árvore e o primeiro dia de Primavera, vem mesmo a propósito, transcrevê-lo:

A árvore disse à flor:
- Que linda flor.
A flor disse à árvore:
- Achas que eu sou bonita?
- És catita,
bonita
manita.
És um amor

Que lindo jogo de palavras!...

asn

2 comments:

3za said...

Aqui estou eu para agradecer e retribuir a visita... Também descobri aqui um recanto de doces palavras que muito me agradou... Vou já colocar um fio de seda para cá chegar mais depressa!

asn said...

Não há dúvida que o intercâmbio de ideias e a troca de incentivos é muito importante para cada um de nós, que se está a aventurar neste Mundo dos blogues, espantoso e desconcertante ao mesmo tempo.
Particularmente no meu caso, que gosto de participar nas mais variadas manifestações da vida em sociedade, sem garndes pretensões mas na convicção de que o meu contributo é sincero...

antónio