Sunday, March 26, 2006

LIVROS - ORDEM E CAOS

Há tempos li uma entrevista em que o autor (um escritor consagrado) falava da ordem do caos. O entrevistado fazia a sua defesa da tese que não existem coincidências, tudo é obra do acaso e tecia considerações quase esotéricas acerca do caos harmonioso do Universo do qual o Homem não é mais que uma molécula.

Aquela abordagem das ideias de caos e ordem despertaram-me o interesse em aprofundar os meus conhecimentos, parcos tenho que admitir, mas que não me impedirão de tentar perceber como deveremos encarar a vida nesta pendência iminente e inquietante entre a Ordem e o Caos.

Não só no que concerne à vida do Homem em sociedade a povoar este planeta em que poisámos, mas também no que se refere à harmonia (ou caos com regras?) do Universo.

O Autor deste livro desempenha actualmente o cargo de Director-Geral do Conselho da União Europeia para a PESC (Política Externa e de Segurança Comum), cooperando estreitamente com Javier Solana, e inicia o seu Prefácio com o seguinte parágrafo:
"Os piores tempos da História Europeia situaram-se no século XIV, durante e depois da Guerra dos Cem Anos, no séc. XVII, no tempo da Guerra dos Trinta Anos, e na primeira metade do século XX. O século XXI pode vir a ser pior que qualquer destas épocas."

asn

No comments: