Tuesday, May 29, 2007

Grevileea robusta

Agora, que me estou a começar a sentir mais familiarizado com alguns aspectos básicos da Botânica e, porque me sintonizo muito facilmente com a Natureza em todos os seus aspectos, vou passar a abordar a questão das árvores de Leiria com mais regularidade.
- Grevillea robusta Grevílea-robusta (Grevillea robusta) é a maior planta do género Grevillea. É nativa da costa leste da Austrália. É uma árvore de crescimento rápido, de folha perene, que atinge 18-35 m de altura e tem folhas verdes delicadamente denteadas e bipinuladas, semelhantes à folhagem dos fetos. As folhas têm geralmente 15-30 cm de comprimento com o lado inferior branco acinzentado ou cor de ferrugem. As suas flores são cor laranja-ouro com floração tipo Callistemon, com 8-15 cm de comprimento na primavera, num caule de 2-3 cm. As sementes, maduras no final do inverno ou começo da primavera, frutificam em folículos marrom escuro, com cerca de 2 cm de comprimento, com uma ou duas sementes chatas, com asas. (in Wikimedia) -
Há pouco mais de um ano, nem me tinha ainda apercebido desta árvore. E estranhei por todo o separador central da Avenida Sá Carneiro, em Leiria, numa extensão de cerca de 1km, ter sido arborizado com estas árvores (ainda não a conhecia, julgava eu) intercaladas com ameixoeiras de jardim. Acontece que circulo nessa via diariamente e deu-me a curiosidade de indagar de que árvore se tratava, até porque a plantação foi feita em idade muito jovem.
Passei a observar com mais atenção as árvores de Leiria. Foi então que descobri o blogue dias-com-arvores. E o “Atlas das Árvores de Leiria”, uma peça muito bem concebida e melhor levada à prática. Está, no entanto, a necessitar de actualização. Entusiasmei-me pelo conhecimento rigoroso (o mais possível através de observações pessoais) das árvores de Leiria, o que coincidiu com uma grande remodelação da arborização de várias áreas urbanas e jardins desta cidade, que se tem verificado nos últimos tempos. Afinal, a Grevillea robusta já existe em Leiria há muitos anos, nem eu sei quantos serão, muitas décadas com toda a certeza. Senão veja-se o porte desta árvore localizada precisamente na alameda da margem esquerda do Rio Lis, mesmo por detrás do Edifício do Turismo (foto acima, da direita, na vertical, datada de ontem).

Repare-se, também, na beleza das flores da Grevillea Robusta, em plena floração nesta altura do ano. Esta árvore já vos foi apresentada, mas tinha o hábito de Inverno.

O nome do género, com mais de 250 espécies de que a mais frequente entre nós é a Grevillea robusta (muito usada na arborização das zonas de serviço em auto-estradas), homenageia Charles Francis Greville (1749-1809), um dos fundadores da Horticultural Society of London, hoje Royal Horticultural Society. (in http://dias-com-arvores.blogspot.com/search?q=grevillea )
Posted by Picasa

2 comments:

al cardoso said...

Um tema interessante! Infelizmente de arvores sei muito pouco, por isso entre tantas outras coisas, adoro vir aqui pois estou sempre a aprender.

Um abraco amigo do d'Algodres.

asn said...

Caro Al
Apaixonei-me perdidamente por árvores.
E em Leiria, têm-se plantado bastantes, temos que convir.
Infelizmente, parece-me que se tem andado a aproveitar pequenos espaços para árvores de grande porte, se as deixarem crescer, como é o caso da maior parte destas árvores.
Não há comparação possível com os belos Parques Ingleses que tenho visto em fotografias e em filmes, que ir a Inglaterra ainda não consegui nem sei se o conseguirei fazer em vida.