Thursday, September 20, 2007

Olhar a Vida. Ela aí está perante nós.

As bagas dum pilriteiro. Na encosta Nascente do morro do Castelo de Leiria. E eu que andei, há um ano atrás todo baralhado para identificar esta planta. O amigo Augusto Mota deu-me as dicas necessárias e agora não falho. Quando vejo um Pilriteiro, mesmo que não esteja em flor ou com fruto identifico-o com a maior das facilidades.

O Outono aí está ele, mesmo aqui ao nosso lado. Pela temperatura do ar nem parece. Imagem captada quem desce a Rua Cónego Sebastião da Costa Brites (1885-1948). Do lado esquerdo, a lia de que vos tenho falado nos últimos posts (Largo da Sé), com as folhas ali mesmo à mão. Já matizada, a preparar-se para o rodopio outonal que julgamos adivinhar.
Isto de previsões do tempo e das estações do ano já não é como antigamente...

Ainda não consegui tomar conhecimento do nome destas flores. Crescem nas paredes dos muros à antiga, na cidade. Continuamos na rua atrás referida. Vinha eu das Finanças, 2º Serviço, na Rua de S. Francisco e seguia para o Largo da Sé, para o edifício da "Pharmácia Paiva" onde ia almoçar em família. O dia estava lindo...ainda que os meteorogistas nos andassem a ameaçar com borrascas para a tarde.

Quem diria?!...
(A pensar na Inês (mãe, minha filha), na Mafalda e no Guilherme...e na Zaida, mãe e avó. Beijinhos e coragem. A vida é bela mesmo quando alguém põe pauzinhos na engrenagem).

Posted by Picasa

10 comments:

Kalinka said...

Ol� Ant�nio,

Belo texto, tu e as plantas, as flores...como sempre!!!
Obrigado pela partilha.
Gostei.

Eu, tive uma reca�da forte...dias 15, 16, 17 e 18 estive �fechada para balan�o�, � isso...estava �apagada� para o Mundo.
Depois comecei a regressar lentamente e, s� ontem dia 19 � que vim ler os coment�rios e colocar outro post.

Dizer se estou melhor...� muito vago afirmar alguma coisa nesse sentido.
Estou VIVA e isso � que me interessa agora, acredita.

Agarro-me � Esperan�a e F� em Deus, para poder continuar no Mundo dos vivos.

Beijos.

Ant�nio: encosta-te a mim!!!

as-nunes said...

kALINKA
Como já tive ocasião de te dizer, a Inês é minha e nasceu, quando eu e a minha mulher Zaida, estávamos em Moçambique, eu em na tropa a cimprir o serviço militar obrigatório.
Este post dedico-o particularmente à Inês, à Mafalda, ao Guilherme, à Zaida...mas não esqueço todos os que atravessam alguma fase da sua vida, complicada, fisicamante, emocionalmente. Dado que consegui virar-me para a Natureza, mesmo estando nós a entrar no Outono, dedico-o igualmente a todo o Mundo.
Claro que nesse grupo estás tu, Kalinka, que já percebi que vives problemas sérios.
Bj
António

as-nunes said...

A Inês é minha filha, queria eu dizer...

« Guilherme Roesler » said...

ASN,

arvores belas, mas não sei com qual nome elas existem no Brasil... uma pena.

Abrals, Guilherme

as-nunes said...

Este comentário foi removido pelo autor.

as-nunes said...

caro Guilherme roesler
Muito obrigado por mais esta visita tão amável.
As árvores e flores, para além da intimidade que sinto por elas, estão a ser ao mesmo tempo um pretexto de terapia para a vida, para a vida que levamos. Para os problemas que vamos averrumando, dia após dia, por força das circunstâncias, na maior parte das vezes, talvez, porque somos estúpidos e insensíveis, noutras, também muitas.
Sempre que vou ao seu blogue venho com um sentimento de que ainda há neste Planeta quem se debruce sobre os problemas científicos e culturais com a devida profundidade.
Um grande abraço
António Nunes

al cardoso said...

Caro Antonio:

Quanto ao titulo eu diria: "Olhar a vida, enquanto a temos!"

Que fotografias mais lindas, a musica tambem e excelente!

Um abraco amigo.

Anonymous said...

Olá Antonio...lindas fotos...bela música.
Desta nova fã!
Marlene

as-nunes said...

Querida "anónimo"
Penso que será a dum mail que recebi. Do Brasil. Encantado Marlene. tenho muita família aí pelo Brasil. Nem sei quantos!
Um bj
António

Anonymous said...

Olá Antonio...fiquei feliz em saber q tens parentes por aqui! estive a mostrar tuas fotos a minha filha de 15 anos...uma aprendiz de fotografa...ela adorou tbem...portanto mais uma fã para ti!
bjus e continue assim e q Deus te abençoe sempre!
Marlene Sartorato