Este brasão de família está encrustado na fachada da entrada do edifício de habitação da Quinta da Fábrica e parece-me ser uma mistura dos brasões do Barão do Salgueiro, concedido o título a Manuel José de Pinho Soares de Albergaria e renovado em seu filho em 17.6.1869, Dr. José de Faria Pinho e Vasconcelos Soares de Albergaria e o do Visconde do Amparo (1). Nesta quinta morreu Julia Adelaide de Faria Pinho Vasconcelos Soares de Albergaria, que, segundo a árvore genealógica da família Charters d" Azevedo, viveu entre 24 de Outubro de 1849 e 21 de Outubro de 1941.
Retomando o tema das quintas e casas senhoriais de Leiria, vai-se iniciar, nesta entrada, o tema da "Quinta da Fábrica".
Esta quinta está associada a uma antiga casa senhorial a que, entre outros, está ligada a família Charters d´Azevedo. Está localizada na base nascente do monte de S. Gabriel, actual Santuário de N. Sra. da Encarnação, em Leiria, mais precisamente, na Rua da Fábrica, na zona onde começa a Rua Miguel Torga. Confronta com o Rio Lis, na zona das Olhalvas.
Nestas instalações funcionou, não há muito tempo (3 anos ap.) a Escola Superior de Saúde de Leiria.
.
(1) Pág. 82 de "Anais do Município de Leiria" vol I, ed. CML de 1993;
*** há-de ter continuação***
4 comments:
(comentário repescado do que foi substituído, do mesmo tema e estrutura). Desculpa Kalinka.
Kalinka disse...
OLÁ ANTÓNIO
Venho dizer-te que tens um prémio à tua espera no meu kalinka.
É MERECIDO.
Este trabalho de pesquisa está sensacional, vou ler com calma.
Beijitos.
Terça-feira, 27 Novembro, 2007
Conheço Leiria de lá pasar férias... Fiquei com boas recordações...
Venho também agradecer as tuas palavras de conforto.
Beijos
Volto aqui hoje para deixar outro comentário porque é muito importante que o senhor António não deixe de escrever sobre coisas tão importantes da história de Leiria.
O meu avô disse-me que conheceu há uns anos um escultor que se chamava Charters de Almeida que deve ser da família dessas pessoas importantes do tempo da monarquia.
Um abraço e cumprimentos aos seus netos. Eu vou aparecendo. Só que às vezes não deixo comentários.
Quer-me parecer uma quinta bem cuidada!
Um abraco amigo Antonio.
Post a Comment