Thursday, April 30, 2009

Democracia centralizada?

Logotipo do blogue "Clube dos Pensadores" - Autor na foto: Joaquim Jorge


Para pagar estes painéis que nos entram pelos olhos dentro, mesmo sem querer, e que não nos deixam apreciar o que de mais belo e útil temos no Mundo, a Natureza, não poderiam ser 22.500 Euros, pois não!... Tem que ser muito mais... e o Povo que se aguente!...
Já ontem à noite, ouvi uns zunzuns (até porque entretanto estava quase a adormecer, que os dias de trabalho sucedem-se ininterruptamente. E é para ver se conseguimos juntar uns dinheiritos para pagar os impostos, taxas, serviços públicos entretanto já pagos com os impostos, etc, etc. e que ainda nos possa sobrar algum para as despesas correntes). E ao fazer a minha ronda pelos blogues que acompanho com regularidade, dei com este texto, que espelha exactamente a sensação com que fiquei, ao ouvir falar da aprovação apressada daquele astronómico aumento de entradas de dinheiro vivo nos partidos, para fazerem face às suas despesas.
Que ao menos fiquem sujeitos a auditorias independentes e rigorosas é o mínimo que se pode exigir! Somos um Povo que se deixa enrolar com muita facilidade e que perde a memória com muita frequência!
O Estado somos todos nós! Não são só os Partidos e as instituições que eles telecomandam!
Transcreve-se a seguir o texto referido, partindo do pressuposto que tacitamente tenho a devida autorização do seu autor:
-
Joaquim Jorge

A democracia tem um custo mas é inaceitável num tempo de restrições e penúria este aumento escandaloso e obsceno de 55 vezes o limite de entrada de dinheiro vivo. Passa de 22.500 para 1.257.66o euros. Mais de um milhão de euros ! Este sistema político medonho em que a seu bel-prazer mantém os privilégios dos seus actores é lamentável. O exemplo desta votação- relâmpago quando dá jeito, isto é, para ainda ser aplicada nestas eleições de 2009, para interesses próprios é feita em tempo recorde . Todavia se fosse preciso alguém beneficiar dos mais desfavorecidos, com alguma lei que não fora ainda aprovada com toda a certeza demoraria muito mais tempo.
O valor da nossa democracia é o desmazelo partidário na avaliação de muitas questões . Este sistema democrático em que os protagonistas são unicamente os partidos tem que ser alterado. Não podem continuar a fazer leis de protecção dos seus privilégios votando em causa própria. Os
cidadãos não podem ser meros espectadores e para serem actores ter que estarem dentro dos partidos. A análise feita por Luís Filipe Menezes aqui noutro post é algo que dá que pensar...
(Posted by Clube dos Pensadores)
-

1 Pensamento(s):
as-nunes disse...
Caro amigo Joaquim Jorge.
Em sinal de aprovação do que aqui está exposto e como forma da ampliação possível, vou-me permitir transcrever esta sua reflexão.
Isto é um escândalo, bem o sabemos. E os próprios actores também têm consciência disso.
Só que lhes faz muito jeito poder gerir as finanças dos seus partidos assim.
O problema é que o Zé bem barafusta, mas contra a força do PODER, batatas e feijões.
E temos que ser nós a semeá-los e a tratar deles!...
30 de Abril de 2009
Posted by Picasa

No comments: