Na quinta-feira passada, na Rádio Batalha, 104.8 Mhz, estive à conversa com Soares Duarte, realizador do programa «Ideias e conversas», das 15h às 18h. O tema foi o incontornável assunto de qual o estado actual da Nação portuguesa e de como enfrentar a crise em que estamos envolvidos
Dei por este livro precisamente na véspera do programa. Claro que, pela oportunidade do tema e do momento, comprei-o sem hesitação. Além do mais, desta forma acabei por colaborar com o BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME, já que os Direitos de Autor deste livro revertem para esta instituição de mérito reconhecido na sua actuação em prol da sociedade, ajudando a combater os efeitos da fome que por aí grassa. Quantas vezes ainda encapotada, já que vivemos um período que podemos considerar na fase transitória entre o desperdício e a pobreza efectiva.
Li todos os artigos de opinião que constam desta colectânea. Fica-se siderado com a maior parte das reflexões das personalidades convidadas.
A conclusão inquestionável que se acaba por tirar é a de que há que encontrar rapidamente uma solução para os problemas que afligem a sociedade portuguesa e, no limite, uma reformulação do actual modelo de desenvolvimento e crescimento. Seja no que respeita a Portugal seja no que se refere a todo o Planeta.
A verdade é que o Homem, independemtemente da sua localização geográfica e até da cultura em que está integrado, vive hoje em dia, momentos de grande indefinição e indecisões no rumo a traçar no sentido duma vida digna, equilibrada e equitativa.
Muito sinceramente, ao lerem-se estas 50 reflexões, fica-se com a sensação de que, de facto estamos a viver momentos muito difíceis, mas não há unanimidade nem sequer determinação nos caminhos a seguir com vista a se encontrarem soluções.
Mesmo assim, deixo aqui uma síntese do que de mais oportuno devemos ter em conta:
1- Há 50 anos, os economistas marxistas denunciavam a exploração do Terceiro Mundo pelas economias do Ocidente e classificavam como troca desigual o comércio internacional. Hoje, assistimos pacificamente à destruição massiva das actividades económicas do Ocidente pela segunda maior economia do mundo, a China, que é paradoxalmente um país de pobres, de salários de miséria, de moeda subvalorizada e de corrupção secular;
2- Importa passar para o País uma mensagem de responsabilidade e de esperança que mobillize toda a Nação;
3- A batalha pelo crescimento da nossa economia deve mobilizar duma forma articulada e solidária, os cidadãos, as empresas, as organizações e o Estado;
4- É tempo de os cidadãos, individualmente considerados, mudarem de atitude e de vida e de trabalharem activamente na participação cívica; (*)
5- Deve ser defendido e aperfeiçoado o Estado Social, sem o qual não poderemos manter a coesão e desenvolver equilibradamente a nossa sociedade.
(*) É de toda a actualidade fazer referência, nesta oportunidade, ao trabalho que, nesta área, tem vindo a ser desenvolvido pelo "Clube dos Pensadores". Na próxima Terça-Feira, em Gaia, vai ser lançado um livro "Blog Clube dos Pensadores" da autoria de Joaquim Jorge, fundador e dinamizador do CdP e nele são inseridos vários textos de opinião do prórprio e de outros membros do Clube.
O Dr. Alberto João Jardim vai ser quem vai fazer a apresentação deste livro.
Lá estará a coluna de Leiria deste Movimento de Cidadania!
No comments:
Post a Comment