Monday, June 18, 2012

UNIÃO DESPORTIVA DE LEIRIA - Toque a reunir!...


UNIÃO DESPORTIVA DE LEIRIA

APELO URGENTE AOS LEIRIENSES

(retirado daqui)
Está na ordem do dia falar-se de futebol, mas não é só porque temos a Seleção Nacional de Futebol Senior empenhada a fundo no Euro 2012, que me leva a deixar aqui esta nota, em jeito de apelo. 
Estou a pensar particularmente na honra e glória do emblema da União Desportiva de Leiria, neste momento posto nitidamente em causa, e no  reconhecido interesse social e humano representado pela Academia  de formação de jovens no gosto pela boa prática do Futebol, sempre com o objetivo de complemento da sua formação como pessoas sociáveis e capazes de enfrentar e superar os desafios que a vida lhes vai colocar pela frente.

Como se sabe, a SAD da UDL tem sido um feudo, há muitos anos a esta parte, do snr. João Bartolomeu. A mim, como amante das coisas de Leiria, agora por maioria de razões, porque tenho vindo a acompanhar a carreira do meu neto e dos seus colegas e amigos, nos escalões de formação, neste momento nos iniciados, está-me a causar muita perplexidade o que se está a passar com a União Desportiva de Leiria, que tenho seguido desde que vim para Leiria em 1966, por acaso o ano da sua fundação como Clube.

E, pelo que noto, nem os próprios Leirienses, se estão a aperceber do enorme capital desportivo, humano, turístico e económico que está em causa e que se está a desbaratar com a crise que grassa em Leiria, ao nível dum clube com as tradições e potencialidades que lhe têm de ser reconhecidas. 
Incontestavelmente.

É profundamente lamentável o estado deplorável a que o snr. Bartolomeu levou o nome da União Desportiva de Leiria, ainda que pela via da SAD.

Durante a minha vida de quase 50 anos de Leiriense tenho participado, na medida das minhas possibilidades e limitações inerentes à minha atividade profissional, na maior parte das Associações Desportivas, Recreativas e Culturais desta região. Confesso que me acomodei, reconheço agora que em demasia, mantendo-me, nos últimos anos, à margem das vicissitudes por que vão passando as Direções destas Associações, concretamente a União Desportiva de Leiria.

Penso que é tempo de voltarmos - nós os que já nos estávamos a reformar e a preparar para descansar os anos do resto das nossas vidas ativas - à carga, e fazermos das tripas coração para darmos o nosso contributo com a experiência que a vida nos tem proporcionado e que, pelos vistos, nos está a solicitar com mais vigor ainda  através do nosso empenhamento decidido nos destinos do Clube que os deverá representar, nas suas ambições de momentos de alegria, de convívio e de fama.

Fica aqui este singelo repto aos Leirienses e aos amantes do Futebol em particular.
Não podemos deixar que a União Desportiva de Leiria acabe desta maneira inglória e desprestigiante, para que parece estar a ser empurrada.

Vamos engrossar as fileiras desta União à qual tantos Leirienses deram o melhor das suas vidas?

Pela minha parte respondo SIM.


nota:
A Seleção Distrital de Leiria, no escalão de iniciados, formada na base de jogadores da UDL, vai participar num torneio na Ilha de S. Miguel, Açores, durante a próxima semana. O Moura faz parte do lote dos convocados.
@as-nunes

No comments: