Monday, November 19, 2012

O Futebol como desporto ao serviço da arte


No passado domingo os iniciados A do União Desportiva de Leiria receberam no campo de Sta. Eufêmea o Caldas e venceram por 3 golos sem resposta. 
Duas boas equipas de futebol, sendo que a do UDL integra um plano de trabalho duma Academia de Futebol Juvenil.
O União Desportiva de Leiria está a desenvolver um interessante trabalho em prol do desporto em geral e do futebol em particular. Há muita gente envolvida nesta iniciativa e o espírito e a antiga mística do União de Leiria parece que está a rejuvenescer. A verdade é que a quase extinta SAD a que o União esteve ligado durante mais de duas décadas acabou em contendas de natureza financeira e negócios obscuros à mistura e ainda bem que se voltou à primitiva forma de o clube ser gerido como clube desportivo sem "sociedades" ditas desportivas à mistura.

Na foto acima pode apreciar-se um momento interessante de movimentações de praticantes do futebol em plena entrega ao jogo bem praticado.
O Gui (meu neto, que já tive ocasião de o apresentar aqui), no futebol, o "Moura" (o que leva a bola dominada e se prepara para passar o defesa da equipa adversária), é extremo direito, tem um bom potencial e engodo pelo jogo em velocidade, de modo a poder servir os avançados de área em condições de marcar golos. O que acontece com muita frequência. Ele próprio lá vai marcando os seus golos, que também tem um bom remate. 
Dou comigo a compará-lo com o grande José Augusto, campeão Europeu ao serviço do glorioso Benfica!

Ora digam lá que não se fica com uma sensação de movimento, de harmonia e de técnica de jogo ao olhar para esta fotografia?
@as-nunes

No comments: