Sunday, May 07, 2006

JÁ NÃO FUI A TEMPO

A foto possível...tinha acabado a sessão de fogo de artifício! Vislumbram-se umas luzes, nada mais. A luz mais radiante é a da iluminação da Igreja Paroquial das Cortes. As restantes estão postadas ao longo de toda a encosta da Sra. do Monte, que é uma das zonas bonitas e airosas aqui deste sítio, com o Rio Lis a correr de permeio, a sugerir as inspirações que proporcionou a poetas conhecidos como Afonso Lopes Vieira, Acácio de Paiva, Francico Rodrigues Lobo, José Marques da Cruz e tantos outros. De notar que é também nas Cortes que estão instaladas a Casa-Museu João Soares e a Fundação Mário Soares.
Como estava a comentar a uma das minhas visitas habituais, 3za, ainda fui tentar tirar umas fotos ao fogo de artifício que os festeiros da Festa de Nª Sra. da Gaiola, aqui mesmo em frente, nas Cortes (Leiria) estavam a lançar, para fim de festa. Quanto a foguetório tenho que o dizer, este ano foram muito escrupulosos, ao minuto, no cumprimento dos horários para lançar os morteiros da praxe e o fogo de artifício. Nos dois dias de festejos nunca começaram antes das nove horas da manhã nem acabaram depois da meia-noite. Exemplares!
Festa é festa, mas há que respeitar as horas de sossego para que as pessoas possam descansar...
Pode ser que para o ano ainda aqui andemos e haja ocasião de voltar a falar do assunto, com outras cambiantes, por certo.
De qualquer modo, muito haveria a contar acerca das Cortes e da sua história, riquíssima.
Um dia destes voltarei ao tema.
Boa noite.
Posted by Picasa

No comments: