Engº Domingos Simões Pereira - Secretário Executivo da CPLP
Um dos membros da Mesa de Honra com que se iniciou a Assembleia - Tertúlia
Os três vectores fundamentais na base da CPLP: a concertação político-diplomática, a cooperação e a promoção da Língua Portuguesa.
Foi aprovada por unanimidade e aclamação a Associação de Amizade e Apoio à Língua Portuguesa no Mundo.
Eram cerca das 23 horas e 45 minutos de 6 de Maio de 2011, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu.
O Dr. Fernando Paula Baptista acabava de fazer o pronunciamento de tal deliberação. Uma delegação de Leiria (Soares Duarte, Zaida Nunes e António Nunes) estiveram presentes e fazem parte dos sócios constituintes desta novel e promissora Associação.
Façamos votos para que os seus objectivos possam ser alcançados, de facto.
O apoio da CPLP (conforme se pode ver na segunda foto), do Instituto de Camões, de todos os Institutos e Universidades de Viseu, da Câmara Municipal de Viseu, Governo Civil de Viseu e outras entidades, manifestou-se inequivocamente, no decorrer da sessão.
ENQUANTO HOUVER UM POETA DE LÍNGUA PORTUGUESA À SUPERFÍCIE DA TERRA E À LUZ DO SOL, JAMAIS FACA DE MORTE ALGUMA CONSEGUIRÁ CORTAR A ENERGIA FOTO-VOLTAICA QUE REVOLVE, DESDE A FUNDURA DOS ÉTIMOS, A «ALMA DAS PALAVRAS» E AS ENTRANHAS SUBLIMINAIS DA NOSSA MADRE LÍNGUA, OU MATAR A «COITA DE AMOR MORTAL» QUE ALIMENTA E PERPETUA ESSA LOUCA, INCANDESCENTE E PROMETEICA PAIXÃO DE FOGO CRIADOR!...
Foi com este entusiasmo contagiante e fé inabalável em que é possível a Defesa e Promoção «desta nossa doce língua» que Paulo Baptista, o grande promotor da iniciativa da criação duma Associação que, partindo de Terras de Viriato, há-de vir a constituir-se num movimento imparável de dimensões Planetárias, finalizou a sua explícita e entusiasmante comunicação à Assembleia!...
-
De notar - porque deve ter passado despercebido a muita gente - que o dia 5 de Maio foi instituído como o "Dia da Língua e da Cultura" no espaço da CPLP.
ps.:
Mais material alusivo a este evento marcante será publicado neste blogue, em próximas entradas.
@as-nunes
No comments:
Post a Comment