Saturday, October 13, 2012

O snr. Presidente anda mesmo às aranhas


A paisagem está negra, de qualquer modo as aranhas não estão invisíveis!...

Durante a reunião anual do FMI, em Tokyo, a Srª Lagarde, Directora-Geral da instituição, e o seu economista chefe, Sr. Blanchard, a propósito dos processos de consolidação orçamental na zona Euro enunciaram uma orientação que ontem fez notícia na imprensa internacional e que, vindo de quem vem, esperemos que chegue aos ouvidos dos políticos europeus dos chamados países credores e de outras organizações internacionais. Trata-se de um ensinamento elementar da política de estabilização, que eu próprio várias vezes tenho referido, e que, em linguagem simples, se pode traduzir do seguinte modo: nas presentes circunstâncias, não é correto exigir a um país sujeito a um processo de ajustamento orçamental que cumpra a todo o custo um objetivo de défice público fixado em termos nominais.
Devem ser definidas políticas que garantam a sustentabilidade das finanças públicas a médio prazo e deixar funcionar os estabilizadores automáticos. Se o crescimento da economia se revelar menor do que o esperado, o défice nominal será maior do que o objetivo inicialmente fixado, porque a receita dos impostos é inferior ao previsto e as despesas de apoio ao desemprego superiores. Assim, Blanchard conclui que"nem por isso se deve impor a adoção de medidas orçamentais adicionais, o que tornaria a situação ainda pior".



-
O snr. Presidente Aníbal Cavaco Silva foi para o "Facebook" escrever este "recado"...

Só agora, snr. Presidente?
Foi preciso estudar o discurso do próprio FMI para vir agora - tarde e a más horas - tentar sacudir a água do capote?


Apesar de tudo, pode ser que esta aranha que acabei de fotografar, ao fim da tarde, aqui no Centro Oeste do extremo ocidental da Europa, o oriente no aconselhamento ao Primeiro Ministro nesta hora decisiva para Portugal e para a própria Europa no seu conjunto! ...
@as-nunes

No comments: