Tuesday, April 03, 2007

Largo da Sé em Leiria - 1974-2007

Venho do "dentro de ti ó leiria" onde acabei de dar entrada duma nota sobre o que era o Largo da Sé em 1974. A fotografia que lá postei é da minha autoria, tirada com a minha velhina Kodak Retina S1 (de 1966) e pretende ser uma referência para se comparar com o que é hoje o mesmo sítio. A minha maior zanga, já remonta ao ano de 2000 e tem a ver com o abate injustificado e brutal das árvores que ornamentavam aquele local. Ainda hoje não me conformo com a arbitrariedade que foi cometida na altura.
Senão veja-se:

Não me vou repetir. A reportagem, o mais sintética que me foi possível, sobre este massacre, está publicada no supradito blogue. Só poderei acrescentar que, na altura, este assunto foi para a imprensa regional, mas contra a força das "autoridades" parece não existirem argumentos!
Toda esta brutalidade para que o Largo ficasse assim:

Modernices, ensaiar o moderno, embrulhando o património cultural duma cidade e que remonta a datas longínquas, em papel atraente mas que dificilmente é compatível com o seu significado histórico incontornável, não me parece constituir uma boa solução. Talvez que se possa mostrar com um desenho bonito à vista actual. Mas, e o ambiente histórico e cultural da época, numa zona carismática do Centro Histórico de Leiria, não conta para nada?
Seguindo esta lógica porque não ir ao castelo de Leiria, arrancar todo o empedrado do tempo em que se andava a cavalo e a pé, quando muito de carroça e substituí-lo por pedrinhas de calcário a fazer desenhos bonitos no chão?

7 comments:

al cardoso said...

Sao por vezes necessarias essas obras, para justificar o gasto de verbas astronomicas, digo eu!

Uma Santa e feliz Pascoa, que creio vai ser passada na "Senhora da Beira"

Um abraco d'Algodres.

Ca espero a sua encomenda, nao sei e como paga-la!

Tozé Franco said...

Às vezes é preciso apresentar obra e aí vai disto....
Gostei do último parágrafo...
Um abraço e uma Santa Páscoa.

Paula Raposo said...

Gostei de te visitar. Beijos.

chanesco said...

Provavelmente as árvores estariam a ensombrar alguma consciência intranquila.

Um abraço e boa Páscoa

2pintas said...

__♥♥_♥♥
_♥♥___♥♥
_♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
_♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
_♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
__♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
____♥♥___♥♥__♥♥
___♥___________♥
__♥_____________♥
_♥____♥_____♥____♥
_♥____/___@__\\___♥
_♥____\\__/♥\\__/___♥
___♥_____W_____♥
_____♥♥_____♥♥
_______♥♥♥♥♥
Passei aqui para desejar Uma Páscoa Feliz,rodeado de amêndoas! e muitos beijinhos a avó Zaida!

vero said...

Olá,
é com prazer que encontro alguém da minha terrinha...

Reparei também que já tem um link para o meu blog... "Momentos de Evasão"... :)

Uma Santa Páscoa para si!

Beijinhos***

Arte por um Canudo 2 (No Sapo) said...

É lamentável que vá acontecendo por toda a parte estes tristes disparates.O poder económico não olha a tradições e já todos sabemos que sim.Temos é que alertar e fazer os possiveis para impedir casos como este.A solução passa pela sensibilização dos nossos gevernantes e talvez até alguma formação.Um abraço