Thursday, April 05, 2007

Uma visita à freguesia de Ribafeita - Viseu

CASAL

Fonte da Barroca - Casal - Ribafeita - Viseu - 4 de Abril de 2007 - dia de Sol - uma hora da tarde.
Esta fonte foi construída, na sua forma actual, em 1946, conforme está escrito, em baixo relevo artesanal ,na própria pedra de onde sai a bica. A água provém da serra, era muito usada para todos os fins. Actualmente, com a água canalizada e o saneamento, já poucas pessoas se servem daquele precioso líquido.

Não é por falta de receptáculo que o correio deixa de ser entregue no endereço correcto.
Se bem me lembro era esta a eira onde a minha avó Maria de Jesus (1883-1971) com a ajuda das suas filhas (Dores, Aurelina,Adélia, Cassilda,Encarnação) e homens que se contratavam ou, simplesmente, ajudavam, malhavam as espigas de milho e outros cereais e leguminosas, cevada e feijão, sei lá que mais. Lembro-me vagamente de ter experimentado um mangual (pode ser que ainda faça um desenho dessa ferramenta tal como me recordo, tantos anos passados...).

O que resta dos "espigueiros" de antigamente (activos até aos anos 70, mais coisa menos coisa), que eram os abrigos e secadores das espigas de milho, depois de desfolhadas. Tinham uma estrutura-base em pedra granítica aparelhada e o entaipamento era feito em finas tábuas de pinho que deixavam passar o ar para que as espigas secassem. Daqui seguiam para a eira para serem malhadas e os grãos secarem. Quantas vezes não se tinha que recolher o grão todo para o palheiro ao lado, por causa da chuva!

Em segundo plano pode observar-se um carvalho (carvalha como se dizia, aliás os meus pais têm um pinhal/carvalhal que se chama "carvalha". Quantas vezes é que já não ardeu nos fogos dos últimos anos!)

-

Em próximos posts gostaria de vos mostrar outros aspectos desta freguesia da Beira Alta: comecei pelo Casal (terra onde nasci). De seguida iremos à zona da Igreja Paroquial de Ribafeita, com uma vista panorâmica deslumbrante sobre uma extensão enorme do Rio Vouga. Junto ao portão do cemitério, no seu interior, existe uma cameleira(*) digna de ser propagandeada; tem, seguramente, segundo me garante o meu pai, com 83 de idade, mais de 100 anos...sei lá quantos mais não terá?! Seguiremos para "Covelas" - lembram-se das notas anteriores sobre o Dr. Samuel Maia e o seu livro "Mudança d´Ares", ed. de 1916? - a terra da azeitona, a minha mãe, hoje com 82 anos, bem se lembra dos anos em que andou na apanha da azeitona, a calcorrear aqueles caminhos íngremes e pedregosos, sempre com o serpentear agreste do Vouga lá bem no fundo dos montes! Iremos à Lufinha ver a sua capela e o coreto inaugurado há pouco tempo. Passaremos por Gumiei, cuja Escola Primária frequentei, ainda que por poucos meses. Lembro-me bem da cana que o professor Américo tinha sempre à mão! Gumiei é uma aldeia com grandes tradições, muitos vestígios de casas senhoriais, agora votadas praticamente ao abandono! Requer uma reportagem especial em tempo oportuno!

(*) Tenho fotos para mostrar. Redescobri outra acácia, no Casal, nas traseiras do casario do Eirô (meio-do-povo), que terá a mesma idade!?...

Posted by Picasa

24 comments:

António Melenas said...

Viajar com um cicerone assim, dá gosto
Uma boa Páscoa
Abraço

asn said...

Caro amigo António
Estou a compor este "post" já é meia-noite, os meus netos vieram cá passar a tarde, ainda jogámos à bola, agora estão a dormir a sono solto. a avó também está estoirada e presumo que tenha adormecido com os netos.
Quem sabe se não se encontrará uma ocasião propícia a uma viagem guiada por aquelas serranias da Beira Alta, Viseu e arredores!
Um abraço e uma boa Páscoa também para si.

Professorinha said...

O distrito é tão rico em sítios bonitos... Mas acabamos por conhecer melhor outras terras do que a nossa.

E se calhar já nos cruzámos no Rossio ou até na Sé :)

Fica bem

Boa Páscoa :)

Arte por um Canudo 2 (No Sapo) said...

Excelente António!..relembrar o passado e redescobrir as nossas origens.Parece que os gostos são os mesmos porque brevemente também vou fazer um post sobre as fontes de Parada de Gonta.As tuas fotos são lindissimas de lugares que merecem destaque. É pena não conhecermos o que de belo tem o nosso país e encantamo-nos com o que vemos em outros lugares ou outros países sem qualquer comparação com o que existe cá.Um abraço e UMA ÓPTIMA PÁSCOA.

al cardoso said...

Que bom e ler os seus textos e ver as lindas fotografias, da "nossa querida Beira".
Ca fico a espera de mais.

Um abraco e boa Pascoa.

Ferreira dos Santos said...

Caro António, passei por aqui para lhe desejar uma Boa Páscoa!
abraço
antonio

Paula Raposo said...

Gostei imenso desta visita a lugares que não conheço. Obrigada.

papakintal said...

Fiquei muito feliz por encontrar o seu blogue! São as nossas raízes que lá se mostram. O Casal!!!
Eu na Amadora, o caro amigo em Leiria e as nossas origens ali. Estive lá em Agosto passado na festa!! Vou estar atento ao seu blogue. Um abraço!!

asn said...

Olá papakintal
Não me diga que é da família do Henrique, o marido da Judite!
Um abraço.
António

papakintal said...

Exactamente!! Sou primo carnal! O Hermínio pai dele era irmão do meu pai o Élio!
O António vai relacionar as famílias com mais facilidade do que eu, que sempre fiz a minha vida em Lisboa, embora mantendo uma relação muito forte com aquelas bandas de que aliás sou natural, Stº Maria de Viseu. A minhã mãe Laura está a maior parte do ano no Casal!! Um abraço e até breve!! Paulo

Anonymous said...

Olá primo Antonio, que prazer encontar mais um parente por aqui.
Pois o Paulo papakintal também é meu primo, meu padrinho Hèlio era irmão de meu pai José, eu estive com a tia Laura quando de minha visita a nossa terra!!Lembranças a todos os parentes e um grande abraço para Antonio e Paulo, espero encontrá-lo por aqui mais vezes, até breve.

papakintal said...

Caro António,
Parece que o Dispersamente... está a servir de local de encontro. Agora aparece o nosso primo comum, o Hélio que reside em Brasília!!
Um abraço para todos!!

Anonymous said...

Olá primos, que todos estejam bem é o que desejo.
Primo Paulo peço-lhe desculpas por não ter assinado o comentário acima, mas quem escreveu não foi o primo Hélio de Brasília mas eu a nevita tanbém afilhada de seu pai, mas moro no Rio de Janeiro.
Mas foi uma satifação muito grande encontrá-lo por aqui.
beijos a todos. Nevita

P.S. Antonio recebi as fotos de tua família muito linda,teu neto é uma graça, logo mandarei mais fotos daqui.
Tambem gostei muito de ver as fotos de Lufinha, continuarei a visitar sempre que puder seu blogue, pois é uma maneira de me sentir mais perto de todos vocês beijos.
Nevita

papakintal said...

Prima Nevita,
É espantosa a forma como nos encontramos através destas gerinçonças!Fico tão feliz por poder contactar contigo. Desculpa o engano com o Hélio mas todos somos do mesmo sangue! E muitos!!! Eu lamento muito não conhecer todos pessoalmente. Beijos e abraços para todos! Até breve! Um abraço para o culpado destes encontros. O António!!

asn said...

Olá primos
Por mim podem continuar a utilizar este post para manter este diálogo, interessantíssimo.
A família, grande, mas dispersa pelos vários cantos do Mundo. É que, escusam de nos querer impingir que somos uma aldeia global, porque não é verdade. Podemos estar todos com todos ao alcance de um clic, mas nada substitui o contacto pessoal, não é?
De qualquer modo é muito bom estabelecermos estas ligações.
Beijinhos e abraços
António

Anonymous said...

Olá
Faz tempo que não venho por aqui, mas pelo jeito não sou a única.
Primo tonito, que tudo esteja em paz. Por aqui tudo bem, se meu primo Paulo aparecer por cá, deixo o email para ele se comunicar comigo se ele quiser é claro.
email mn-victorin@bol.com.br
O que eu passei para você tonito, continua valendo,
beijos a todos.

asn said...

Oi Nevitas
Cá recebi esta nota. Esper que o nosso primo Paulo também o consiga ler.
Beijinhos. Brevemente envio-te mais fotos.
Tonito

papakintal said...

Olá Parentes,
Certo que tenho andado arredado por razões várias, mas cá estou enviando um grande abraço para vocês. Quero agradecer à Nevitas o endereço de e-mail que vou de imediato utilizar e ao António o facto de servir de apoio a estas ligações interatlânticas.
Abaço
Paulo Quintal

Anonymous said...

Ola Primo Paulo recebi a fotografia de tua familia, gostei muito de conhcê-la, você e muito parecido com meu padrinho que lamentei muito não ter ido a terra à mais tempo para poder abraçá-lo. Primo estou selecionando umas fotos para mandar a voce e para o primo António. Gosto muito de receber notícias daí, espero que todos estejam bem. por hoje é só, beijos para todos de sua prima que vos quer muito bem. nevita.

papakintal said...

Nevita,

Já enviei um e-mail para ti com o meu endereço electrónico. Eu e o António talvez nos encontremos no Casal em Agosto na Festa. Tenciono lá ir!! Um abraço para ti e família.
Um Bem-Haja e um abraço ao António, o responsável pelo nosso encontro!!

asn said...

Olá pessoal
Aqui estamos num cantito deste blogue a trocarmos impressões, muito agradáveis, diga-se de passagem.
Ainda ontem e Sábado andei por Belmonte e Fornos de Algodres, também passei por Viseu, no regresso, mas não parei, segui para o IP3 para regressar a Leiria.
Casou-se a minha sobrinha Paula, filha da Lourdes, a minha irmã mais velha, a seguir a mim, claro, que sou o mais velhote. Foi um fim-de-semana muito agradável. Acabámos por nos encontrarmos em Algodres com um amigo daqui dos blogues, o Albino Cardoso, que veio dos Estados Unidos. Lá fomos visitar a zona de Fornos de Algodres.
Logo à noite sou capaz de enviar uma foto do casamento.
Uma abraço para o Paulo. Beijinhos para a Nevitas.
Eu tomo conhecimento do que vai sendo escrito em qualquer post, porque recebo a informação através do meu e-mail geral@leiriana.net
António

papakintal said...

Caro António,
Excelente passeio! Espero que se tenha divertido e aproveitado os bons ares! O mundo é pequeno! soube ontem do casamento da sua sobrinha por intermédio da minha prima Celeste que está hospitalizada em Stª Maria ( foi operada à máquina e tudo correu bem). Enviei email à Nevitas, talvez ela venha cá no próximo ano!! Eu devo ir à festa do Casal.Talvez nos encontremos!!
Um abraço,Paulo

asn said...

Ora aqui está, em amena reunião aberta, não é só o PR do tempo de Mário Soares, que fazia presidências abertas. N+oa também aqui estamos.
Conto poder ir ao Casal, em Agosto. Vamos lá a ver.
Folgo em saber que a Celeste está bem, depois de ter sido operada. Fiquei a saber que teria que o ser, mas não fazia ideia que era para agora.
Ainda bem.
Um abraço, Paulo.
António

papakintal said...

António,
Recebi ontem fotos da Nevita e família. Fiquei muito feliz porque eu não conhecia as minhas primas!!! Não poderia deixar de enviar os meus agradecimentos ao Dispersamente, o causador destes encontros interatlânticos. Um abraço.
Paulo