Sunday, April 23, 2006

22 de Abril de 1500...VIVA o BRASIL!

Não resisti a transcrever neste meu blog (blogue?) o comentário do meu recém amigo Brasileiro Marco Aurélio. Virá, concerteza, a propósito. Sou dos que pensam que uma polémica é sempre bem-vinda quando dela possa resultar algo de novo, de esclarecedor, e no decorrer da qual não haja quem se julgue detentor único da Verdade e da Perfeição.
Aliás, Portugueses e Brasileiros, por mais que discutamos uns com os outros, seremos para sempre, Irmãos!...
«««»»»
Marco Aurélio said...
ASN
Hoje comemoramos aqui o descobrimento do país. Que tal uma polêmica? O Brasil foi"descoberto" ou não terá sido invadido? rigorosamente falando, como é possível "descobrir" uma nação já habitada por cinco milhões de indígenas há mais de 20 mil anos antes do "descobrimento"?
Um abraço
Marco Aurélio
1:07 PM

asn said...
Caro Marco Aurélio
Presumo que pretendesse colocar este comentário no meu blog http://dispersamente.blogspot.com mas não poderia deixar de lhe responder, aqui mesmo. Acabei de participar numa Sessão de fundação do ELOS CLUBE de LEIRIA, do qual sou um dos fundadores. Sabe que recebemos imensas mensagens de felicitação vindas do Brasil?
Sabe que este Movimento nasceu da iniciativa do Dr. Eduardo Dias Coelho, médico da Sociedade Portuguesa de Beneficência e membro do conselho deliberativo da Associação Atlética Portuguesa, em São Vicente, no local denominado Prainha, localizado defronte da enseada onde ancoraram as caravelas de Martin Afonso de Souza? Sabe que o propósito fundamental deste Movimento é o Humanismo, em geral e, em particular, o incremento e motivação dos povos dos países de expressão linguística baseada no Português, para a vivificação duma efectiva Comunidade Lusíada? Sabe que o Brasil, como Nação, com as suas fronteiras actuais e que têm 506 anos, foram traçadas e reconhecidas por todo o mundo, depois dos portugueses terem aportado a Terras de Vera Cruz? Haveria hoje o Brasil se não tivesse acontecido a "descoberta" por Álvares Cabral? Haveria hoje o Brasil se a História não tivesse decorrido como aconteceu, de facto? Com todas as imperfeições e injustiças próprias do homem enquanto ser. A História é o passado que nós, portugueses de todos os tempos, desde 1500, de indígenas dessa imensidão de território(s) e de todos os que, posteriormente, demandaram essas paragens, voluntariamente uns, obrigados pela vontade dos poderosos, outros, acabámos por escrever.
E, caro Marco Aurélio, o que está escrito, escrito está!... (no sentido do facto, do que aconteceu na realidade, segundo a informação que nos legaram através de documentos considerados fidedignos).
António, de Portugal e da Comunidade Lusíada.
14:14 PM (GMT)


---
asn

1 comment:

Moura said...

Terá sido descoberto o Brasil em 1500? Não creio com base na História recente que nos parece indicar que um pouco antes já era conhecido o território brasileiro!
Quanto ao descoberto e invadido é muito subjectivo dado que desde que nascemos, tanto como pessoas como nações, somos constantemente descobertos e invadidos! Também Portugal antes de ser POrtugal teve cá muitos povos e civilizações que nos tornaram como somos hoje!
Por isso vamos discutir coisas sérias...