Thursday, April 06, 2006

Os CARTOONISTAS




Os cartoonistas com os quais tenho convivido, amadores, têm sido o Zé Paiva (da família e que é rápido, preciso e conciso mas "muito sorna, mesmo como amador" ...shiuuuuu!) e o Sérgio Vieira ( que até tem feito umas coisas giras, mais ligado à "Folheto" e aos livros que esta vai editando). Agora, encontrei-vos, a vós, amigos Zé Oliveira e demais, do "Buraco da Fechadura" e estou a ficar encantado com a vossa abertura, disponibilidade e humanidade. Naquilo que eu puder ser prestável (podem crer que não poderá ser muito, mas será de boa vontade!) estarei à v/ inteira disposição.
Espero bem que venhamos a constituir uma execelente equipa de partilha e de cooperação, quem sabe?
Zé Oliveira, vou-me permitir transcrever parte do seu último e-mail que me enviou. Acho-o dum sentido de camaradagem e de soliariedade para com os seus colegas de profissão e amigos, francamente de enaltecer.
Ao meu pedido de autorização para utilizar cartoons do Zé e outros, este respondeu-me:
(- espero que não leve a mal!)
... estão abertos à participação, mais os estrangeiros do que os portugueses, por uma razão: os portugueses não podem (ou não devem) disponibilizar os desenhos que lhes são pagos pelos "seus" jornais, fazendo concorrência dentro do próprio país. Eu disponibilizo, mas conversei isso com o Regiáo de Leiria e os outros órgãos onde colaboro. Mas só os divulgo, depois de publicados. Os estrangeiros não têm problemas. O jornal "do" Banegas, La Prensa de Honduras, por exemplo, não perde leitores se publicarmos um desenho dele...Porque esta malta disponibiliza-me os desenhos que cria para os seus periódicos, não os faz expressamente, como calcula (há excepções e o FSantos é uma delas)."Pago" aos estrangeiros, traduzindo os seus cartoons com absoluto respeito pela caligrafia de cada um. Milagres da técnica! Quando nos encontramos, TODOS me perguntam (uma só vez cada um, está bom de ver): "Como é que consegues respeitar a nossa caligrafia? Parece mesmo que fui eu próprio que escrevi em português!" Aí, eu fico vaidoso!Disponha sempre.Os cartoonistas são uma classe muito solidária, muito humanista. Dá para perceber, através dos cartoons que a gente vê, não dá?.
...
Abraços
Zé Oliveira
-----> Original Message -----
To: "José Oliveira" <o-oliveira...@sapo.pt>
Sent: Thursday, April 06, 2006 1:10 AM
Subject: Re: Buraco da Fechadura>
Caro amigo Zé Oliveira>>
Recebi hoje um e-mail do António F. Santos a dar-me autorização de utilizar os cartoons, que já lhe agradeci. Estou a perceber que a comunidade dos cartoonitas está aberta à participação nos meus blogs (amadores, atenção!) o que me sensibiliza muito. Agradeço-lhe muito toda a atenção que me está a dispensar.
>> Um abraço.
> António Nunes

asn

No comments: